segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

As 6 capela dos ossos em Portugal

Existe em Portugal uma Capela dos Ossos que é bastante conhecida: a Capela dos Ossos da Igreja de São Francisco em Évora.
















Um dos monumentos mais conhecidos de Évora, a Capela foi construída no século XVII e foi idealizada por três monges de forma a passar a mensagem que a vida é transitória. Assim sendo, encontramos, logo na entrada, os dizeres: "Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos." 



É o local mais conhecido a nível nacional e internacional que reflete o Dark Tourism no país, sendo um dos monumentos mais conhecidos de Évora.

O que talvez não se sabe é que para além desta Capela dos Ossos, existe em Portugal cinco outras capelas, o que faz de Portugal um dos países que mais possuí este tipo de capelas, a par da República Checa. 

Conheça à baixo as outras cinco capelas:

Capela dos Ossos de Monforte

Capela dos Ossos de Monforte

A menor das seis capelas, está localizada junto da Igreja Matriz de Monforte. Possui 4,30m² e está revestida no interior de crânios e ossos. 

Capela dos Ossos de Alcantarilha

Capela dos Ossos de Alcantarilha

Há quem diga que as ossadas que ali se encontram pertencem a frades Jesuítas que pereceram pela região. O interior da capela, que está anexada no lado sul da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, do século XVI, está ornamentado por mais de 1.500 ossadas humanas, com exceção do trabalho de escultura da figura de Cristo Crucificado datada do século XVI.


Capela dos Ossos de Lagos

A Capela, anexada a Igreja de São Sebastião, em Lagos, possui dimensões reduzidas, no estilo joanino. O edifício em que se encontra anexada possui um altar com talha dourada, e um corpo com três naves, separadas por arcadas com colunas dóricas.

Capela dos Ossos de Faro

Capela dos Ossos de Faro

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Faro, a qual se encontra anexada a Capela, foi finalizada em 1719 e foi construída no estilo barroco com torres, sendo decorada interiormente com ouro brasileiro (financiada durante o reinado de D. João V).

A Capela foi construída com ossos e caveiras de monges (mais de mil) como recordação sinistra da mortalidade.

Capela dos Ossos de Campo Maior

Capela dos Ossos de Campo Maior

Esta Capela é a segunda maior do país (sendo a primeira a de Évora) e é datada de 1766. Construída após a destruição da cidadela pela explosão de um paiol, tragédia onde pereceu mais de dois terços da população, em 1732, seu interior está totalmente revestido com as ossadas das vítimas desta tragédia. O seu pavimento, porém, data já do século XX.


Através desta informação, podemos concluir que existe em Portugal um potencial para o Dark Tourism maior do que se tem conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Estabelecimentos prisionais - Portugal | Prisões típicas Portuguesas

Um estabelecimento prisional típico do grupo classificado como sendo de alta complexidade é composto por diversas unidades, cada uma conte...