segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Palácio da D. Chica || O Palácio esquecido

O Castelo da D. Chica, também conhecido como Palácio da D. Chica ou Castelo de Palmeira – é um edifício apalaçado de caraterísticas ecléticas sobre um estilo romântico que está localizado em Palmeira, no concelho de Braga. Foi desenhado pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi e começou a ser construído em 1915, tendo sido classificado Monumento de Interesse Público em 2013. O imóvel foi concebido para servir de habitação a J. Ferreira do Rego e sua mulher, Francisca Peixoto Rego, que queria fazer daquele palácio o seu lar: organizar festas, receber amigos, quem sabe ver crescer ali os filhos que ainda não tinha.

Depois de quatro anos de obras, Francisca divorciou-se do marido e mudou-se para o Porto. Nunca voltaria a entrar no seu palácio, na altura correram rumores de que teria lançado uma maldição sobre o palácio: nunca mais ninguém voltaria a viver ali. Quem se atrevesse a entrar, sairia a correr depois de a ver aparecer de branco no cimo da escadaria do palácio.
Durante décadas, o Palácio Rego, mais conhecido por Palácio de D. Chica, foi passando de mão em mão, mas ninguém conseguia fazer nada com aquilo.
Ao longo das décadas, o palácio foi mudando de dono várias vezes. Houve muitos projetos e obras, com o objetivo de concluir os trabalhos no interior. Nunca mais ninguém conseguiu erguer algo ali.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Estabelecimentos prisionais - Portugal | Prisões típicas Portuguesas

Um estabelecimento prisional típico do grupo classificado como sendo de alta complexidade é composto por diversas unidades, cada uma conte...